Prazer, chia! (benefícios)

Quem iria imaginar que esse grão tão pequenino traria tantos benefícios para nossa saúde? Li na internet para conhecer melhor e fiquei com muita vontade de comprar. Enrolei e enrolei e finalmente comprei! O preço, já imaginava que não era baratinho, porque vi no bairro da Liberdade, a farinha de chia, sua caixinha com 250g custava mais de R$20!
Meus míseros 100g (grão) paguei R$7,99.

Chia

Os motivos que me fizeram comprar foram:

1 – Tem ação anti-inflamatória, porque  o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. Um estudo realizado por AYERZA, R e COATES W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007 , mostrou que a dieta contendo chia, tanto na forma de grão como na forma de óleo, foi capaz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.

2 – Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

3 – Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. CHICCO,A. e colaboradores, em 2009, publicaram na revista British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo o grão de chia influencia positivamente na melhora da resistência à insulina, o que é fundamental para o bom controle do diabetes.

4 – É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

5 – Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. Em março de 2011, na revista Journal of Nutritional Biochemistry, pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação dos animais analisados melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.

6 – Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

7 – O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.

8 – A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

Só por isso comprei! ahahaha
O legal é que não tem gosto! Então para aquela pessoa que é meio chata para comer coisas diferentes, nem vai notar na diferença do sabor.
Fiz um teste: no meio de um sanduiche, peguei meia colher de café e espalhei no lanche do meu marido. Esperei ele comer tudo e perguntei se estava gostoso, se ele notou alguma coisa. Resultado: não notou a presença do grão!

Chia1

Você também pode usá-lo com iogurtes, na receita do bolo, sucos, frutas cortadas, enfim… Solte sua criatividade e tenha uma boa saúde! ;D

Fonte: Veja

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3 respostas em “Prazer, chia! (benefícios)

  1. É, gente! É mto bom mesmo. Só ouvi coisas boas a respeito! Realmente dá uma leve saciada e te ajuda a comer menos… Indico! Nunca é tarde para começar a ter uma boa alimentação!
    Até agora só usei num lanche e no iogurte. Quero colocar em saladas tb! 🙂

    Beijos

  2. Ah, sempre ouço falar mas nunca vi pra comprar, acredita?
    E funciona para tanta coisa assim mesmo? Que incrível! Vou procurar pra comprar também, principalmente agora que estou no #ProjetoJúliaGostosa auhauhauauha
    Ótima “indicação”, menina!!

    Um beijo pra ti!

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