Como planejar seu casamento – Parte I

como-planejar-casamento

Agora que o carnaval já passou o ano começou de fato, rsrsrs. Por conta disso muitos estão botando em prática seus objetivos para 2013 e um deles pode ser se casar. Para as noivas, que geralmente são quem planejam os casórios, isto pode significar ficar doida de pedra, pirar ou surtar rsrsrs, mas se acalmem, se seguirem um bom planejamento (eu segui) tudo dará certo.

Eu comecei a planejar o meu casamento cerca de 1 ano antes. Fiquei noiva em janeiro de 2008 e casei em outubro de 2008, mas antes mesmo do noivado já estava planejando o casamento. Resolvemos noivar porque eu acho algo tão romantico (rsrsrs) e porque meu marido também queria muito. E além disso foi uma boa ocasião para as famílias se conhecerem melhor e sem falar que ganhei uns mimos, o que não esperava, não sabia que se dava presente em festa de noivado, mas é claro que amei e fiquei muito feliz.

Abaixo vou colocar o planejamento que eu segui e aqui, também tem um post sobre planejamento feito no início do blog.

*1- Comece a planejar seu casamento com pelo menos 1 ano ou mais de antecedência, ou pelo menos 6 meses.

❑ Converse sobre os planos com o noivo, futuros sogros e pais

❑ Decida onde vai morar, se vão alugar ou comprar um imóvel

❑ Decida o tipo de cerimônia e a data ou pelo menos o mês

❑ Faça um orçamento, considerando salário de ambos, possíveis presentes (os pais ou outros vão pagar a festa, ou dar a viagem de lua de mel, etc?)

❑ Verifique quais são os requisitos legais (para casamento no cartório ou casamento religioso com efeito civil)

❑ Pesquise o local da recepção e bufett e o local da cerimônia e com base nos orçamentos contrate-os

Já decida se possível, o cardápio da festa, bem como o tipo de bolo e os doces.

❑ Comece a escolher e comprar os móveis para a nova casa

❑ Escolha seu vestido de noiva – alugue ou compre

VESTIDOS DE NOIVA IEsse passo é muito especial. É um momento mágico na vida da noiva. Pela primeira vez ela vai se ver como ficará no dia do seu tão sonhado casamento. Eu me senti feliz, empolgada, ansiosa, tudo isso ao mesmo tempo quando me vi vestida de noiva.

VESTIDOS DE NOIVA IINo meu caso eu aluguei o vestido, acho mais prático, pois sevocê comprá-lo o que irá fazer com ele depois??? Sem falar que você gastará praticamente o dobro para comprar em relação ao valor do aluguel, mas se for um desejo seu, quem sabe vale a pena…VESTIDOS DE NOIVA IIIAqui em São Paulo a maioria das minhas amigas alugaram na Rua São Caetano (mais conhecida como Rua das Noivas) ou nas ruas do entorno no bairro da Luz. Eu recomendo, já fui lá com amigas. E além de centenas de lojas com milhares de vestidos e preços para todos os bolsos você ainda acha sapatos, um mais lindo que o outro, roupas para madrinhas e trajes para o noivo e padrinhos. Eu aluguei em Guarulhos, onde moro, mas me arrependi, deveria ter ido lá na Rua da Noivas (não que não tenha gostado do meu vestido, mas teria mais opções e ter escolhido um mais bonito), lá tem muiiiiiiiiiiita opção. VESTIDOS DE NOIVA IVO bom de alugar com antecedência é que além de você ter mais opções apar escolher, você poderá pagar em várias vezes até a data de retirada. Isso ajuda muito no orçamento, rs.VESTIDOS DE NOIVA V

*2 – Cerca de 6 meses antes

❑ Escolha o destino da sua lua de mel

Com base nos seus gostos e do seu noivo bem como nos seus bolsos, hehe, escolha a cidade e o hotel onde vão passar a lua de mel. Procurem uma agência de viagem e escolha um pacote, ou vá por conta, fazendo somente a reserva do hotel e das passagens. Como é a sua lua de mel acho que vale a pena fazer um pacote, pois você terá mais segurança de que tudo dará certo. Você não quer ter a chance de dar algo errado na sua lua de mel, né!?

Eu fui para Natal, RN (recomendo). Fiz um pacote pela CVC e fiquei hospedada no Esmeralda Praia Hotel, que amei. Hotel lindo e confortável, luxo na medida certa.fis um post falando sobre Natal aqui.

Mas se preferir fazer por conta, depois fiz viagens que reservei o hotel pelo Booking.com (recomendo, preços ótimos e super seguro) e comprei as passagens direto com a companhia aérea, no caso a Gol.

*3 – Cerca de 4 meses antes

❑ Contrate o fotógrafo, o DJ e o telão se for usar

❑ Fale para o noivo alugar ou comprar o traje que ele irá usar no grande dia

❑ Escolha os profissionais que farão a decoração do seu casamento e decida a temática da festa (cores e estilo) e quais serão as flores e objetos decorativos

Aproveite para escolher o buquê. Se você fechar com os mesmos profissionais que vão fazer a decoração, terá a possibilidade de ter um bom desconto ou até ganhar o buquê, foi o que fiz e ganhei um bom desconto. Eu escolhi rosas colombianas lilás, ficou lindo!!!

Mas você pode fazer você mesma o seu buquê. Aqui e aqui a Mayume mostrou como fazer o seu próprio buquê e alguns modelos para você se inspirar.

Bom, vou parar por aqui porque o post já está muito grande, rs. Semana que vem eu venho com a Parte II.

Bjokas

8 respostas em “Como planejar seu casamento – Parte I

Comente:

