Para cada ocasião um look

Como prometi semana passada, eu falaria essa semana sobre looks para jantares formais, coquetéis e similares. Mas resolvi ampliar o assunto e falar sobre looks para cada ocasião que nos deparamos. Porque vamos combinar amigas, mulher que se preze tem que estar sempre bem arrumada para cada ocasião e não fazer feio…

Existe o que se chama de “Dress Code” ou Código de Vestimenta, para orientar os convidados a como se vestirem para determinada situação. Mas infelizmente muitas de nós  não sabemos como se vestir adequadamente para determinados eventos. Mas isso não é motivo para se descabelar, porque com as dicas que estão aí em baixo vai ficar bem mais fácil essa tarefa.

Quando recebemos um convite por escrito determinando qual deve ser o nosso traje aí é que a coisa complica, por que hoje em dia a maioria de nós (pelo menos eu não conhecia rsrsrs) não conhece os termos geralmente usados. Mas mesmo que não venha especificado no convite, pelo local e a ocasião, dá para saber a qual termo o evento se encaixa e daí podemos seguir os mesmos padrões.

Então vamos desmistificar esses termos:

TRAJE ESPORTE
Evento: almoços, exposições, churrascos, festas infantis. Não leve o nome deste traje ao pé da letra…

Clima: simples e informal. Significa uma roupa descomplicada.

Roupa certa: peças avulsas como saias ou calças da estação + t-shirt ou suéter coloridos; terninhos esportivos, vestidos de alcinhas; ou calça + camisa branca; calças cápri.

Tecidos: crepes, algodões, linhos, tecidos com stretch (verão); jeans, lã, couro,veludos, malhas, camurças (inverno).

Acessórios: esportivos, como sapatilhas, botas, sandálias baixas; bolsa maior.

Roupa errada:  chinelos, camisas de time (nada contra, mas esse só em casa ou estádio rs), bermuda. tênis esportivos, moletons.

TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU TENUE DE VILLE
Evento: Almoços, vernissages, teatro, coquetéis, trabalho.

Clima: um toque de formalidade.

Roupa certa: blusas, túnicas, calças mais caprichadas; vestidos ; tailleurs ou terninhos, pantalonas, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. Brilho com moderação. Eventos durante o dia pedem um visual mais clássico e discreto, para a noite, requinte e um pouco de ousadia.

Tecidos: algodões, microfibras, jérseis, veludos, camurças, malhas, sedas, linho, crepe, viscose, musseline, organza, javanesa são bem-vindos.

Acessórios: sapatos ou sandálias de salto e bolsa maior para o dia, ou pequena para a noite. Belas bijuterias.

Roupa errada: look brilho total, com decotes ousados, jóias poderosas.

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL
Evento: jantares formais, óperas, casamentos, comemorações oficiais, formaturas. São trajes mais formais.
Clima: formalidade total. É hora de festa fina.
Roupa certa: vestidos curtos ou longos com detalhes de brilho, decotes, brilhos e transparências são permitidos, mas com moderação; paletó + saia ou calça de tecidos nobres.
Tecidos: georgettes, chiffons, musselinas, shantungs, rendas, cetim, crepe, seda e veludo.
Acessórios: sapatos ou sandálias de salto. Xales, echarpes e bijoux ou joias vistosas. Maquiagem mais nítida.
Roupa errada: saiu do trabalho de calça + blusa + bota + xale e deu uma passadinha, decote muito profundos, fendas muito abertas e transparência demais. Se lembre, menos é mais.

TRAJE BLACK-TIE, TENUE DE SOIRÉE OU RIGOR
Evento: noites de gala, bailes, grandes premiações, festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho e champanhe francês.

Clima: de requinte, sofisticado. É hora dos vestidos de baile, o clima é de sedução.

Roupa certa: vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Caudas, fendas, decotes, transparências com moderação, brilhos, bordados preciosos.

Tecidos: poderosos, como brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas, georgettes, tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, metalizados, crepe romano.

Acessórios: Salto alto, meias finíssimas, carteiras ou bolsas pequenas, joias. Cabelo e maquiagem impecáveis. Mesmo se o cabelo ficar solto é necessário ser trabalhado. Estolas, casaquinhos preciosos, peles etc. Jóias ou bijoux muito especiais.

Roupa errada: “pretinho” básico. Pior: com sapato ou sandália esportivo, tipo tamanco.

Bem, esses são os principais termos usados, se aparecer algum que não foi mencionado aqui no convite que receber e você não souber do que se trata, não tenha vergonha de perguntar para o anfitrião, com certeza é melhor do que pagar mico, certo!? rs

Deixe seu comentário dizendo o que achou do post e volte sempre.

Bjokas e  espero ter ajudado.

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s