Qual a função de cada pincel?

São tantos pincéis que muitas vezes temos dúvidas para que servem e se não possuem a mesma função. A resposta é não, cada pincel é para uma área específica do rosto e produto a ser usado. Ele facilita o produto a se espalhar pelo rosto e não deixar áreas com maior quantidade de maquiagem.
Separei a descrição de cada um, vamos lá?

  • HIDRATANTE e BASE

Característica: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida. Pode ser utilizada para o hidratante também, antes da base!

pinceis-base

Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para fora do rosto, para espalhar bem o produto.

pincel-maoespalhar-base1

  • CORRETIVO

Característica: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras.

pinceis-corretivo

Como usar: passe corretivo nas olheiras, canto do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto. Só preste atenção porque o excesso do cosmético pode deixar cores desiguais em seu rosto.

spots-corretivo1

Característica: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.

Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na quantidade, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.

  • BLUSH

Característica: com cerdas arredondadas ou chanfrado (que é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto).

Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para um aspecto mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um leve sopro, antes de aplicar.

blush-rosto-redondo2 blush-rosto-oval2

  • PRIMEIRA CAMADA DE SOMBRA

Característica: com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas.

pinceis-1a-sombra

Como usar: Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make. O pincel é bom para passar a primeira camada de sombra porque colore com praticidade toda a pálpebra.

sombra-concavo-olhos1

  • ESFUMAR A SOMBRA

Característica: com cerdas fofinhas e formato oval.

Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.

esfumar-sombra1

  • DELINEAR PÁLPEBRA, CÍLIOS e CORRIGIR A SOBRANCELHA

Característica: tem cerdas finas e bem durinhas (conhecido como pincel chanfrado).

Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.

molhar-pincel delinear-pincel1

  • DELINEAR FINO

Característica: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas.

pinceis-delinear

Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.

delinear-lapis1 delinear-pincel-lapis1

  • LÁBIOS

Característica: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.

pinceis-boca

Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.

contornar-boca-pincel1batom-com-pincel1

  • LIMPEZA DOS PINCÉIS

Depois de fazer todo o make, é muito importante manter a qualidade dos pincéis, por isso, nunca esqueça de lavá-los. Não há a necessidade de lavar sempre que usar (isso se usa com frequência), mas também não é muito bom deixá-los sujos por um certo tempo. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias. Por isso, lave-os com um shampoo neutro ou um sabonete líquido suave. Não deixe de molho para não danificar as cerdas. Seque com papel toalha ou um lenço umedecido e NUNCA guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. Seque ao ar livre.

Com todas essas dicas, não quer dizer que agora somos maquiadoras profissionais…rs, quem dera, para isso, é bom praticar! Isso foi apenas uma instrução de como aplicar. Há video aulas e cursos para iniciantes e profissionais em todo o Brasil!
Mas antes, bora praticar em casa?

Fontes: Capricha no Make, M de Mulher.

Postado por: Mayume

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s